Aumento de Movimentação
O Porto de Santos apresentou um crescimento de 13,5% na movimentação de cargas nos primeiros quatro meses de 2024. Esse aumento representa um total de 57 milhões de toneladas, um recorde histórico para o período. Em abril, o movimento mensal de cargas atingiu 14,7 milhões de toneladas, 7% acima do mesmo mês do ano passado.
Investimentos Planejados
Para atender à crescente demanda, a Autoridade Portuária de Santos (APS) planeja investimentos públicos de R$ 10 bilhões. Anderson Pomini, presidente da APS, destacou a importância desses investimentos para a expansão e modernização do porto, garantindo sua capacidade de suportar o aumento contínuo da movimentação de cargas.
Desempenho de Embarques e Descargas
Os embarques cresceram 15,8% no primeiro quadrimestre, totalizando 42,3 milhões de toneladas. Por outro lado, as descargas aumentaram 7,3%, alcançando 14,6 milhões de toneladas. Em abril, os embarques somaram 11,2 milhões de toneladas, um crescimento de 11,1%, enquanto as descargas caíram 4,4%, totalizando 3,4 milhões de toneladas.
Destaques nas Exportações
O açúcar foi o grande destaque nas exportações, com um crescimento expressivo de 88,3% no acumulado do ano, totalizando 7,2 milhões de toneladas. Em abril, o volume foi de 1 milhão de toneladas, um aumento de 48,8%. O café em grãos também teve um desempenho significativo, com um crescimento de 60,3% no quadrimestre, somando 818,4 mil toneladas, e 97% em abril, com 226,8 mil toneladas.
Crescimento na Movimentação de Contêineres
A movimentação de carga conteinerizada registrou um aumento de 14,6% em abril, com 450.509 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). No quadrimestre, o crescimento foi de 19%, totalizando 1,72 milhão de TEUs. Esse aumento, portanto, resultou na movimentação de 19,1 milhões de toneladas até abril, um crescimento de 30,8% em relação ao mesmo período de 2023. Assim, o desempenho positivo na movimentação de contêineres destaca a eficiência e capacidade do Porto de Santos em lidar com o aumento da demanda.
Desempenho dos Granéis Sólidos e Líquidos
Os granéis sólidos atingiram 28,5 milhões de toneladas no acumulado do ano, um aumento de 7%. Esse crescimento, portanto, foi impulsionado principalmente pelo açúcar e pela soja peletizada. Já os granéis líquidos somaram 6,4 milhões de toneladas, um crescimento de 9,2%. A gasolina, o óleo combustível e o álcool foram os principais responsáveis por esse aumento, com crescimentos de 40,3%, 23,9% e 22,4%, respectivamente. Assim, tanto os granéis sólidos quanto os líquidos mostram um desempenho robusto. Dessa forma, esses aumentos destacam a eficiência do Porto de Santos em manejar diversas categorias de carga, reforçando sua importância na cadeia logística nacional.
Fluxo de Navios
O fluxo de navios também apresentou crescimento, com um aumento de 6,4% nos quatro primeiros meses do ano, totalizando 1.833 atracações. Esse aumento, portanto, reflete a intensificação das operações portuárias. Além disso, indica uma maior demanda por transporte marítimo. Assim, o crescimento no número de atracações destaca a eficiência e capacidade do Porto de Santos em atender às necessidades do comércio exterior. Dessa forma, o porto se consolida como um hub logístico essencial, adaptando-se ao aumento contínuo do tráfego marítimo e contribuindo significativamente para a economia nacional.
Importância na Corrente Comercial Brasileira
O Porto de Santos teve uma participação de 29,1% na Corrente Comercial Brasileira até abril de 2024, um aumento em relação aos 28,1% do ano anterior. Esse crescimento, portanto, ressalta a importância do porto na economia nacional. Além disso, evidencia seu papel crucial no comércio exterior. Assim, o aumento significativo demonstra como o Porto de Santos se fortalece como um ponto estratégico para as operações comerciais do Brasil.
Relação com a China
Cerca de 12% das transações comerciais do Brasil com o exterior, que passaram pelo Porto de Santos até abril, envolveram a China como país parceiro. Esse dado, portanto, sublinha a relevância da China como um dos principais parceiros comerciais do Brasil. Além disso, destaca a importância do Porto de Santos nessa relação comercial. Assim, a robusta interação comercial entre Brasil e China evidencia o papel crucial do Porto de Santos.
Participação de São Paulo
São Paulo, no entanto, continua sendo o estado com maior participação nas transações comerciais com o exterior por meio do Porto de Santos, representando 25,1% do total. Esse dado, portanto, reflete a importância do estado na economia nacional. Além disso, demonstra sua liderança nas exportações e importações através do principal porto do país. Assim, São Paulo se destaca como um polo econômico vital, evidenciando a relevância do Porto de Santos para as operações comerciais do estado e do Brasil como um todo.
Veja mais: JBS Investe em Pecuária Regenerativa na Amazônia